top of page

Resumo

          Desde o inicio da década de 80 do século XX, o setor elétrico tem vindo a apresentar diversas modificações a nível estrutural e a nível de desenvolvimento tecnológico, contribuindo deste modo para a nacionalização dos mercados internos e para a reestruturação de empresas que atuam nestes mercados. A negociação de energia elétrica deixou de ser vista de uma forma monopolista e centralizada e passou a ser de forma desagregada e descentralizada, aumentando a competitividade entre as diversas entidades envolvidas neste setor. Um dos principais efeitos das transformações ocorridas no setor elétrico foi a criação de diversos mercados transnacionais de energia, por exemplo, o NordPool e o MIBEL, sendo este último o nosso conhecido mercado elétrico entre Portugal e Espanha.

          O sistema elétrico português apresenta variações de consumo ao longo do dia. De igual modo todo o sistema produtor, de transporte e de distribuição devem acompanhar estas variações. Para que seja possível refletir estas oscilações, o mercado decompõe-se em diferentes horas do dia, sendo obtidos preços de energia para cada hora. Os preços de mercado da energia elétrica são obtidos através do cruzamento de propostas de compra e de venda apresentadas ao Operador do Mercados pelos diversos agentes registados. Aos consumidores finais são aplicadas tarifas de venda de energia, sendo elas dependentes de diversos fatores, principalmente o custo da energia elétrica em cada hora do mercado. Este preço é facilmente inflacionado através da elevada agregação de carga existente na rede elétrica nacional. Em relação às propostas de venda em mercado se pode admitir a existência de algum grau de competição, a carga é tradicionalmente fortemente inelástica pelo que é usualmente muito pouco sensível ao preço.

          A existência de tarifas dinâmicas proporciona uma resposta dinâmica por parte dos consumidores, sendo criados cenários mais sustentáveis, levando a que os consumidores diminuam o consumo de energia elétrica e também para que haja uma diminuição do preço de eletricidade, beneficiando os consumidores a nível económico.

          Este trabalho pretende avaliar o impacto na função de benefício social do mercado diário do MIBEL se, por exemplo através da introdução de tarifas dinâmicas, se admitir que uma parte da carga em determinadas horas (por exemplo nas horas de ponta) se transfere para as horas adjacentes. Para esta análise irá ser desenvolvido uma ferramenta computacional que irá recriar as curvas de compra e venda agregadas antes e depois da transferência de carga, devolvendo os novos preços de mercado e o valor das funções benefício social de todas as horas envolvidas.

          Para este trabalho, são considerados em análise todos os dias do ano de 2016, pelo que o foco do trabalho passa, essencialmente, pela realização de diversas simulações para as horas com maiores pontas de carga deste mesmo ano.

OBJETIVOS
DOCUMENTAÇÂO
bottom of page